Notícias

Empresa vence licitação para concessão do Parque Nacional do Pau Brasil

No dia 3 de outubro, a empresa Hope Recursos Humanos S/A foi homologada vencedora da licitação para concessão de operação de uso público do Parque Nacional do Pau Brasil (Porto Seguro – BA) por um período de 15 anos. A Hope ficará responsável pela concessão de serviços de apoio à visitação do parque, turismo ecológico, interpretação ambiental e recreação em contato com a natureza.

Em depoimento sobre a concessão, Fábio Faraco, gestor do PARNA do Pau Brasil, menciona que foram 7 anos de muito trabalho, empenho e dedicação da equipe da UC, parceiros, comunidades do entorno e governos municipais e estaduais para isso acontecer: “Um ciclo se encerra e surge outro, com tantos ou maiores desafios a enfrentarmos, mas, e disto tenho certeza, para todos que nos ajudaram e auxiliaram e nossa equipe, creio que será apenas isto: desafio. Parabéns ao parque e ao ICMBio por esta importante conquista”, comenta.

Como acredita o PAPP, a implementação de serviços de concessionárias em UCs, em formas adequadas à conservação, pode contribuir para melhorias nas condições de preservação do patrimônio natural, para que o turista possa aproveitar melhor sua experiência de recreação e visitação e, ainda, gerar empregos diretos e indiretos, reduzir gastos públicos e aumentar a arrecadação nas três esferas do governo.

Durante a concessão, com as delegações de serviço, as empresas ganham o direito de operar atividades de suporte à visitação por um determinado período de tempo e, em contrapartida, assumem o compromisso de investir nas unidades. Os serviços de gestão, conservação, proteção e pesquisa continuam sob o controle administrativo e territorial do ICMBio.

A iniciativa para o processo de concessões foi possível em função da aprovação da Lei nº 13.668/2018, que aprimorou a legislação para a concessão de serviços de apoio ao uso público nas unidades de conservação. Durante o período de concessão do Parque Nacional do Pau Brasil, a Hope terá que fazer investimentos estimados em R$ 7,2 milhões para melhoria da infraestrutura de apoio aos visitantes no parque. Além disso, o contrato prevê um repasse de R$ 6,7 milhões para o ICMBio no período do contrato.

Foto: PARNA do Pau Brasil/Acervo ICMBio

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
0 comentários ‹ Voltar

Você precisa fazer o para publicar um comentário.

Aguarde...