Notícias

Aberto processo seletivo para elaboração de iniciativas-piloto

Com o objetivo de dar continuidade ao fomento das pesquisas de modelagem econômico-financeira e jurídica de parcerias para o aperfeiçoamento da gestão de Unidades de Conservação (UCs) federais, está aberto o processo seletivo de instituições para a elaboração de iniciativas-piloto, no âmbito do projeto Parcerias Ambientais Público-Privadas – PAPP.

As UCs escolhidas para serem instrumentos dessas iniciativas-piloto são o Parque Nacional de Itatiaia (RJ), o território formado pelos Parque Nacional de Aparados da Serra (RS) e Parque Nacional da Serra Geral (RS), o território formado pelo Parque Nacional de Anavilhanas (AM) e Parque Nacional de Jaú (AM), e o Parque Nacional de São Joaquim (SC). Os Termos de Referência para a contratação desses trabalhos já foram elaborados e você pode conferir aqui. 

As instituições interessadas em atender às demandas desses editais devem enviar proposta de acordo com o referido Termo de Referência até o dia 20 de outubro de 2017 para o e-mail: papp_uep@ibam.org.br.

É importante mencionar que, além dessas, outras Unidades de Conservação haviam sido escolhidas anteriormente para serem objetos de Estudos de Caso, que estão sendo conduzidos ou já foram finalizados por instituições selecionadas. Já foi concluído o estudo de caso da UC Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, e estão sendo realizados outros nas UCs Reserva Extrativista do Rio Unini, na Amazônia, Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, abrangendo os estados de Alagoas e Pernambuco, e Florestas Nacionais de Canela e de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.

O programa de Parcerias Ambientais Público-Privadas tem por finalidade elaborar e fomentar a aplicação de modelos de parcerias ou alianças ambientais público-privadas voltados para o aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas das UCs, com o propósito de melhorar a gestão e a conservação da biodiversidade, bem como de gerar benefícios sociais e econômicos para o entorno. O projeto está sendo implementado por meio da parceria IBAM/ICMBio/MMA e apoio financeiro do BID/FOMIN e FSA/CEF.

Acesse os Termos de Referência para a contratação de cada trabalho nas referidas UCs: 

Parque Nacional de São Joaquim (SC)

Parque Nacional de Anavilhanas e Jaú / AM

Parque Nacional de Serra Geral e Aparados / RS – SC

Parque Nacional de Itatiaia / RJ – MG

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
0 comentários ‹ Voltar

Você precisa fazer o para publicar um comentário.

Aguarde...